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Como fazer para marcar uma Consulta ?


Pelo Telefone ( 243 700 810)
Pela Internet - Site - Portal da Saúde
Presencialmente ( Deslocando-se À USF)

O Que fazer quando chega à USF ?

Nunca se esqueça do n.º do Serviço Nacional de Saúde (Cartão de Utente ou Cartão de Cidadão)

Consultas Programadas: Retirar senha no quiosque de Consulta Marcada (Médicas e de Enfermagem).
Nota: para Enf. carregue sempre na opção de isento.

Consultas não programadas: Retirar uma senha no quiosque de Consulta Aberta e de Intersubstituição (Médicas) ou Consulta Aberta de Enfermagem.

Se for para Consulta Médica, quando chegar ao seu número, dirigir-se ao Balcão para ser atendida pela Secretária Clínica, para o seu atendimento personalizado.

Se for para Consulta de Enfermagem seleccione a hora disponível e/ou pretendida.

Renovação de Receituário


Para renovar o seu receituário deve retirar senha no quiosque de Receituário crónico, Exames prescritos e outros assuntos. Será atendido na Secretaria 1.
Nota: Para levantá-lo deve fazer o mesmo procedimento, 3/5 dias depois.


Para outros atendimentos e informações deve retirar senha no quiosque de outros assuntos.

Consultas Médica e de Enfermagem


Consulta aberta: pelo próprio Médico de Família (sem marcação prévia — situações de doença aguda)
Para Enfermagem devem retir senha e aguardar que o enfermeiro chame.
Consulta programada (marcada previamente)
Consulta de Intersubstituição (8-20 horas) - destinadas a utentes em situação de doença aguda que necessitem de avaliação no próprio dia, na ausência ou incapacidade de resposta do seu médico de família
Consulta no domicilio: Doentes com incapacidade crónica ou temporária que não possam deslocar-se à USF
Importante: Para consulta agendada deve chegar com 30 minutos de antecedência

Outros Serviços da USF


Preparação para o parto pelo Método Psicoprofilático com inscrição a partir das 28 semanas de gestação

Cantinho da amamentação—Este espaço existe para ajudar as mães a ultrapassar as dificuldades que surjam durante a amamentação

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Gripe A

A nova estirpe de vírus da gripe transmite-se pelo ar, de pessoa para pessoa, através de gotículas de saliva de um indivíduo doente, sobretudo através da tosse e dos espirros, mas também por contacto das mãos com objectos e/ou superfícies contaminados.

Trata-se de uma gripe humana e os sintomas desta doença são os mesmos da gripe comum: febre, tosse, dor muscular, dificuldade respiratória e, nalguns casos, vómitos e diarreia.

O Ministério da Saúde accionou o Plano de Contingência para este tipo de situações e encontra-se permanentemente a acompanhar a evolução da situação, divulgando informação útil aos cidadãos sempre que necessário.

Se tiver dúvidas, telefone para a LINHA SAÚDE 24 808 24 24 24

Cuidados a Ter

  • Evitar o contacto próximo com pessoas que apresentem sintomas de gripe: febre, tosse, dores de garganta, dores no corpo ou musculares, dores de cabeça, arrepios e fadiga;
  • Cobrir a boca e nariz quando espirrar ou tossir, usando um lenço de papel. Nunca as mãos;
  • Utilizar lenços de papel uma única vez, colocando-os no lixo.
  • Lavar as mãos ajuda a reduzir a probabilidade de transmissão da infecção.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca sem ter lavado as mãos, porque o contacto com superfícies e/ou objectos contaminados é uma forma de transmissão frequente;
  • Limpar superfícies sujeitas a contacto manual muito frequente (como, por exemplo, as maçanetas das portas, corrimãos, telefones, computadores) com um produto de limpeza comum;
  • O cumprimento destas indicações é igualmente adequado no que respeita a crianças.

O que fazer!

Se manifestar sintomas de gripe deve permanecer em casa, ligar para a LINHA SAÚDE 24 e seguir as instruções que lhe forem dadas.

As pessoas que venham de áreas afectadas ou que tenham tido contacto próximo com alguém com gripe, se apresentarem sintomas, deverão ligar para a LINHA SAÚDE 24 808 24 24 24

1 comentário:

  1. gostaria de alertar para um facto relativo á ligação para a Linha Saúde 24
    o atendimento é demorado mas a ligação fica em lista de espera
    se desligar corre o risco de demorar muito mais a ser atendido
    quando é atendido deve ter alguns dados já cosigo:
    temperatura do doente;
    se teve contacto ou não com doente com gripeA;
    se veio recentemente do estrangeiro.
    estes dados são importantes e aceleram a resposta.

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